Nos bastidores do Forró Siri, Saúde garante uma festa mais segura no Parque dos Faróis
Equipes atuaram com fiscalização sanitária, ações de prevenção e atendimento de urgência durante a programação deste sábado, 20
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Nossa Senhora do Socorro esteve presente na noite deste sábado, 20, durante mais uma edição do Forró Siri 2026, realizada no bairro Parque dos Faróis.
A atuação integrada reuniu equipes das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, além do Serviço de Atendimento de Urgência (SAU), garantindo mais segurança para comerciantes e forrozeiros.
Antes mesmo do início da programação, as equipes da Vigilância Sanitária iniciaram o trabalho de orientação e fiscalização junto aos cerca de 37 comerciantes autorizados a atuar na área do evento.
O objetivo foi assegurar que alimentos e bebidas fossem comercializados dentro dos padrões exigidos de higiene e segurança.
De acordo com o fiscal sanitário Aparecido Vieira, a atuação do órgão vai além da fiscalização. “A Vigilância Sanitária trabalha prioritariamente na prevenção.
Por isso, iniciamos esse acompanhamento antes da festa, orientando os comerciantes sobre a manipulação correta dos alimentos para evitar qualquer risco à saúde da população.
Até o momento, a avaliação é muito positiva, porque os comerciantes acolheram as orientações e estão seguindo as normas de higiene e segurança”, destacou.
Comerciante de lanches há mais de 20 anos e presença constante no Forró Siri, Valtermir Carvalho, ressaltou a importância desse acompanhamento.
“A gente trabalha dentro dos padrões da Vigilância Sanitária para oferecer um produto de qualidade e segurança ao público. Esse trabalho de orientação é importante porque dá mais confiança para quem vem consumir nossos produtos”.
A comerciante Edilene Andrade, que atua há 28 anos com venda de bebidas e alimentos, também destacou os cuidados adotados durante a festa. “A gente trabalha com higiene e qualidade porque está lidando com alimentos.
O que eu não quero para mim, também não quero para os meus clientes. Por isso seguimos todas as orientações sanitárias.”
Além da fiscalização sanitária, a Vigilância Epidemiológica realizou ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuindo mais de mil preservativos em barracas, quiosques e pontos estratégicos do evento.
Segundo Rani Kelle Correia, coordenadora municipal de Imunização e colaboradora da ação, a iniciativa busca aproximar a prevenção do público. “Aproveitamos eventos de grande circulação para levar informação e incentivar o cuidado com a saúde.
Durante esta edição distribuímos mais de mil preservativos, reforçando a importância da prevenção e da responsabilidade, especialmente em períodos festivos”.
O comerciante Felipe Feitosa aprovou a iniciativa. “É importante ter essa prevenção em uma festa como essa. As pessoas vêm para se divertir, mas precisam voltar para casa com segurança. A orientação e a distribuição de preservativos ajudam muito nesse trabalho.”
Para a comerciante Lúcia Leite, a ação também contribui para conscientizar a população. “A gente sempre orienta as pessoas sobre a importância de usar preservativo para prevenir doenças e evitar uma gravidez não planejada. É uma ação muito importante”.
A estrutura de saúde contou ainda com equipes do SAU, que permaneceram de prontidão durante toda a programação para prestar assistência rápida em caso de necessidade, garantindo mais tranquilidade para quem foi aproveitar a festa.