Prefeitura de Socorro firma parceria com Governo Federal para implantação da Estação Juventude
O valor de R$500 mil será investido para facilitar o acesso dos jovens às políticas públicas do governo federal de garantia de direitos
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro firmou uma parceria com a Secretaria Nacional de Juventude para a implantação do programa Estação Juventude no município. O acordo foi assinado pelo prefeito interino Elmo Paixão e representantes do governo federal, nesta quarta-feira, 24, no auditório do Instituto Federal de Sergipe (IFS) campus Socorro.
A parceria prevê um investimento no valor de R$500 mil para fomentar a criação de equipamentos públicos para facilitar o acesso dos jovens às políticas públicas de garantia de direitos. O Estação Juventude é articulado pela Secretaria Nacional de Juventude em conjunto com os estados, municípios e Organizações da Sociedade Civil para contribuir com o avanço das políticas e programas da juventude. Em Sergipe, o programa funcionará em Socorro, Maruim e Lagarto.
O prefeito interino Elmo Paixão comemorou a parceria entre o município e o governo federal para beneficiar os jovens. “Através do programa Estação Juventude, teremos na praça da Cultura um espaço voltado para os jovens, um endereço para a nossa juventude socorrense. Neste local, teremos a oferta de cursos, esportes, cultura popular, entre tantas coisas que irão beneficiar e ajudar no desenvolvimento dos nossos jovens. Estamos felizes com a assinatura desse convênio, apenas três cidades serão beneficiadas no nosso estado e Socorro está entre elas. Serão R$500 mil de investimento para a preparação do espaço, contratação de profissionais e manutenção do programa durante o ano. Esse tipo de parceria é importante para ofertar os melhores serviços para a nossa população”, afirma o gestor.
No ato de celebração da parceria, a secretária nacional adjunta da Juventude, Cíntia Lorena, enalteceu a funcionalidade do programa Estação Juventude e as suas contribuições para a efetividade das políticas públicas criadas para os jovens brasileiros. “O Estação Juventude vem com uma ideia de fortalecer as iniciativas que já existem nos estados e municípios e que dizem respeito à melhoria da qualidade de vida da nossa juventude. Embora todos saibam que a juventude é parte importante na construção do país, a gente também sabe que os jovens também são marcados por um histórico de vulnerabilidade e ausência de direitos básicos. A retomada do programa Estação Juventude, assim como o Plano Nacional Juventude Negra Viva, a plataforma Juventude Solidária, o edital Vozes Periféricas, são formas que o governo federal encontrou de contrapor essa realidade e conseguir que a política pública chegue até esses jovens, envolvendo a todos nesse processo”, explica a secretária.
O secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Shelton Rocha, celebrou a parceria firmada e a criação da Estação Juventude para facilitar o acesso dos jovens aos programas sociais. “É para que os jovens tenham mais acessos aos seus direitos fundamentais e oportunidades de crescimento que nós estamos aqui hoje, firmando essa parceria. A Estação Juventude vai facilitar o acesso dos nossos jovens aos outros programas e políticas públicas do governo federal, criados para incentivar o crescimento desses jovens, ampliando o acesso à educação, esporte, lazer e cultura. Essa Estação será importante para o trabalho que já vem sendo realizado aqui em Socorro”, disse.
Também estiveram presentes no ato de celebração do acordo entre Prefeitura e Governo Federal, o ex-ministro Márcio Macedo, a secretária nacional de Participação Social, Isadora Brito, e a reitora do IFS Ruth Sales.