Arraiá da Academia da Saúde reúne centenas de alunos em tarde de saúde, integração e forró em Socorro
Evento promovido pela Secretaria Municipal da Saúde contou com a parceria do Assaí Atacadista e celebrou a expansão do programa no município
Com muito forró, atividade física e animação, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou na tarde deste sábado, 20, a 2ª edição do Arraiá da Academia da Saúde.
O evento reuniu centenas de alunos em um momento de integração, promoção da saúde e valorização da qualidade de vida.
A programação contou com a parceria do Assaí Atacadista, que cedeu o espaço para a realização da festa e disponibilizou água e comidas típicas. A iniciativa reuniu usuários dos diversos polos do programa, coordenado pela Atenção Primária à Saúde do município.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Adriana Menezes, o fortalecimento da iniciativa tem sido uma das prioridades da gestão, ampliando o acesso da população às atividades físicas e ações de promoção da saúde.
“Nessa nova gestão, a Academia da Saúde ganhou corpo, espaço e vez. Estamos investindo em mais polos dentro do município e, recentemente, recebemos investimentos do Ministério da Saúde para ampliar ainda mais o atendimento.
Hoje temos mais de 500 alunos, entre homens e mulheres, se divertindo, levando alegria, saúde e muito amor”, destacou.
Atualmente, o programa atende mais de 800 alunos distribuídos em 19 polos. Na atual gestão, houve expansão das atividades com a implantação de novos polos no bairro Maria do Carmo, no Presídio Feminino de Sergipe (Prefem), no povoado Lavandeira e no condomínio Vida Nova Sobrado.
A meta é implantar mais seis polos para ampliar ainda mais o acesso da população às atividades físicas e ações de promoção da saúde.
O município também foi contemplado com recursos do Ministério da Saúde, por meio do Novo PAC Saúde. O programa recebeu R$ 20 mil para melhorias e fortalecimento das ações desenvolvidas, enquanto a saúde municipal foi beneficiada com cerca de R$ 3,9 milhões em investimentos.
Segundo o coordenador da Academia da Saúde, Wendel Barbosa, o projeto vive um novo momento de crescimento e fortalecimento. “Estamos em uma nova fase da Academia da Saúde, com a contratação de novos professores, chegada de novos alunos e expansão para alcançar cada vez mais pessoas.
Preparamos esta tarde especial com aulão funcional em clima junino, apresentação do Trio Pé de Serra Dengo do Forró e contamos com a parceria do Assaí Atacadista”, explicou.
Moradora do bairro Albano Franco e participante do programa há três anos, Edite Ideria destacou os benefícios das atividades para sua rotina. “Eu gosto de participar porque a Academia da Saúde é muito alegre e faz bem para a saúde da gente.
Depois dos 40 anos, a atividade física é essencial. Estou achando tudo maravilhoso, não paro de dançar e convido todo mundo para fazer parte dessa turma”, afirmou.
Entre os participantes está o casal Jaldo Nascimento e Gedalva Souza, moradores de Tabocas. Para eles, as aulas representam mais qualidade de vida, disposição e bem-estar. “Eu era uma pessoa que não fazia nada.
Depois que entrei pela primeira vez, fiquei. É uma coisa maravilhosa. As aulas fortalecem a gente e incentivam o cuidado com a saúde. Quero agradecer à professora Mirela e a toda equipe pelo trabalho que realizam”, disse Jaldo.
Gedalva também faz questão de destacar a importância das atividades na sua rotina diária. “Todos os dias acordo cedo para participar. É uma bênção.
Quando vou ao médico e perguntam se faço atividade física, tenho orgulho em dizer que participo das aulas e também faço caminhadas. Isso faz muito bem para mim e para o meu esposo. A professora Mirela eleva nossa autoestima e nos motiva todos os dias”, concluiu.